Jump to content
marcus-beta

Extraindo scripts da Ren'py

Resposta Recomendada

Bem o Tutorial será feito por mim o dono do grupo de tradução do katawa shoujo, bem esse método é para qualquer jogo que use a engine ren'py, para identificar isso na pasta da novel deve ter uma pasta chamada renpy...
 

-----Índice-----

1 - Instalando dêpendencias

2 - Extraindo arquivos

3 - Descriptografando Scripts

4 - Reinserindo Arquivos

---------------------

-----Instalando Dêpendecias-----

Bem, Pra começar você precisa saber qual tipo de sistema você usa se é 32 bits ou é 64bits para isso pode procurar tutorial na internet, se não sabe disso não esta a nível para manipular scripts...

Você vai precisar do Python 2.7 que pode ser obtido neste link:
https://www.python.org/download/releases/2.7/

Instale o Python no seu caminho padrão: C:\Python27 caso contrario não será possível descriptografar os scripts.

Você vai precisar do net framework 4 tambem... pode ser obtido neste link:
https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42642

e vai precisar de winrar 5 ou superior... o x86 pode ser obtido neste link:

http://www.rarlab.com/rar/wrar521br.exe

e quanto o 64bits pode ser obtido neste link:

http://www.rarlab.com/rar/winrar-x64-521br.exe

------------------------------------------

-------Extraindo Arquivos-------

para extrair os arquivos basta baixar esse arquivo ren'py extractor.rar e extrair o zip na pasta da novel e abrir o 'extract files.bat' com isso ira aparecer uma pasta com o nome 'data' com todos os arquivos extraídos...

------------------------------------------

-------Descriptografando Scripts-------

Do que adianta extrair os arquivos se os scripts mesmo são criptografados? então nesta parte vou lhe mostrar como descriptografar.

Bem pra começar vocês precisaram desabilitar o anti-vírus e firewall principalmente caso tenha alguma dificuldade... lembrando que o nome disso que estamos fazendo é Rom Hacking, tem altas chances do seu anti-vírus dar um falso positivo. 

depois que o anti-vírus e o firewall estiver fora da rodada vocês precisaram baixar este arquivo Ren'py Translating Tool.rar (RAR5) 

apos baixar e extrair o RTT.rar você já pode executar o programa que tem ícone de um coração... ao executar ele vai dar uma mensagem, basta dar ok, e vai ser gerado 2 novos arquivos...

o "offline mode" serve pra iniciar o RTT quando estiver sem internet, pois caso tente executar normalmente sem internet ele vai dar erro. e quanto o atualizar.exe ele tem como função deletar  executável principal e baixar o mais atualizado, não precisa executa-lo já que será tudo automatizado por parte do programa. 

bem apos executar ele vai pedir um login e senha, do qual basta deixarem

Login: 123demo

senha: demo123

basta digitar e conectar, depois feche esse janela....

agora de volta no menu principal vá em arquivo > abrir ou simplesmente aperte CTRL + O

navegue até a pasta da sua novel va na pasta data e procure por qualquer script la, caso não encontre procure na pasta game ao invés da pasta data... logo depois de achar e abrir irá exibir dados em ambas listas. esse programa foi feito pra traduzir o Katawa Shoujo do qual é meu projeto então para outras novels vai ficar ruim traduzir por ele então só va em Arquivo > Salvar e salve o script na pasta game com o mesmo nome do original porem com extensão rpy.... agora feche o RTT e abra esse arquivo que você salvou na pasta game com extensão rpy pelo bloco de notas e edite como quiser, e pronto. basta iniciar o game noramlmente que ira ser criado/substituído o rpyc com suas alterações na mesma pasta, depois caso queria lançar algum patch só é necessário passar os rpyc que são os criptografado, dessa forma você protege contra falsificações de créditos na sua tradução ou mod...

-------------Reinserindo Arquivos-----------

Para reinserir imagens/vídeos/áudios editados é muito simples. a renpy ao tentar ler algum arquivo ela antes o procura na pasta game e se não estiver la ela procura dentro do RPA.. o que significa que só precisa jogar os arquivos seguindo a mesma estrutura dos arquivos na pasta data. isso é na pasta data tem uma pasta com imagens chamada bg, caso queria editar algo basta mover essa pasta bg que está na pasta data para a pasta game e edite como quiser, o game ira forçar a leitura do arquivo extraído na pasta game invés do compacto dentro do RPA... e com isso você pode mudar como quiser o jogo...

Ps: cuidado com falsificações e infligimento dos direitos autorais...

~meu site: http://katawa.url.ph

 

Editado por marcus-beta
update no RTT

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

Cara, nada há ver diretamente com o assunto em questão, mas tu sabe se esse Sakura Spirit tem algum projeto de tradução?

Pergunto pq eu queria pegar um projeto do Ren'Py pra traduzir mas não to afim de quebrar a cara traduzindo coisa que não precisa e tal.

Eu não vou usar esse teu programa pq já tenho minhas gambiarra, mas belo nome pro parâmetro do offline-mode (modo_pobre)! xD 

  • Like 1
  • Sad 1

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk achou né kkkkkkkkkkkk
sakura tem não oficialmente, tenho um amigo no skype que diz que quer traduzir mas ele não é la aquelas coisas em ingles e nem parece tar disposto para tal... mas vai saber..

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

Eu nunca parei pra jogá-la mas pelo que vi não é tão grande. Tenho uma tradutora (manjadora dos engrish), não sei se seria o suficiente, mas seria pior se eu criasse o projeto e já existisse outro. 

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

isso é chato sim, mas sei la cara... não posso afirmar nada~ 

eita manow se não é o que ficava comentando no meu site? até me mandou a source project do katawa shoujo? kkkkkkkk
@williamd1k0

Editado por marcus-beta

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

:V não que eu me importe kkkk
ae, tava procurando alguem pra fazer beta testing da tradução do katawa la quer ajudar? kkk claro se estiver disponivel sem nada pra fazer de melhor... :V

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

Bom, depende um pouco do que eu vou ter que fazer, porque no geral só tenho tempo nos fins de semana.

Mas ainda assim acho que ficaria tenso pra mim me comprometer agora e depois não poder por causa do colégio e outras paradas.

 

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

tenso... era basicamente jogar e procurar por quebra de linhas errada tipo

eu sou hisao e sou bundão               | - fim da area de texto
demais pra fazer algo normal assim  |

seria o correto:
eu sou hisao e sou bundão demais |
pra fazer algo normal assim.

e coisas assim entende? e basicamente ajudar procurando erros ortograficos :V

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

Caaara, que decisão difícil! Eu curto muito ajudar, o maior problema é que sempre acabo ajudando demais, aí alguma coisa sobra e precisa ficar de fora pela falta de tempo.

 

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

entendo... no problem, eu posso fazer isso sem dificuldades... sei como é kkk o anbient suga 70% do meu tempo kkkkk é meio chato isso mas ao mesmo tempo é legal ver a negada  agradecendo na hora de postar :V kkkkk vai tender

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

Aliás @marcus-beta, se tu quiser me aceitar no grupo pelo menos pra ser o cara que vai portar o jogo pra Android, eu agradeceria. Eu ainda to dando uma fuçada nos scripts e tal pra poder melhorar a compatibilidade do jogo com o Android~

  • Like 1

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

bem, não que eu veja problema pra falar a verdade eu ja tinha pensado nisso antes... quando se aproximar da hora de lançar eu arumo um jeito de falar com vc, tenta acompanhar o site la ou pelo menos o forum aqui....

  • Like 1

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

caso seja na parte de extrair arquivos, eu dei uma olhada no script e acidentalmente notei que a aspas ta em uma nova linha, tente retornar ela pra linha de cim​a, logo apos o data...

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

caso seja na parte de extrair arquivos, eu dei uma olhada no script e acidentalmente notei que a aspas ta em uma nova linha, tente retornar ela pra linha de cim​a, logo apos o data...

​Vou tentar aqui depois, acabei de formatar o PC e se não der vou tentar atualizar pra uma versão mais recente, porém o problema foi outro, na hora de procurar o script pra extrair ele, ele da como se não tivesse a pasta nem o arquivo no local especificado, o jogo em questão foi o Sunrider Academy. Depois volto aqui pra postar o resultado.

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

Ta falando do RTT? para ele reconhecer os scripts tem que fazer login, como citado 

 

Login: 123demo

senha: demo123

basta digitar e conectar, depois feche esse janela....

agora de volta no menu principal vá em arquivo > abrir ou simplesmente aperte CTRL + O

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

alguns anti-virus fazem ele não conectar ao servidor e ao iniciar exibe uma menssagem desta:

com esta menssagem de erro eventualmente o programa vai pensar que o computador esta offline, e nem pedir pra fazer login. e sem fazer login, sem reconhecimento dos scripts....
no caso só desligando anti-virus...

e tem que ver em ambas pastas pra abrir o script, ela pode ficar na pasta data ou na pasta game....

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

huahuahuahua man, por ironia do destino acabei de receber recomendação de um game, ao mesmo tempo tava procurando sobre esse game seu olha dps que reparei pelo titulo das paginas

Compartilhar este post


Link to post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×